Cientificamente conhecido como Rosmarinus officinalis, o alecrim é uma erva aromática originária da região do Mediterrâneo. 
Era conhecido como a ‘erva da recordação’. Tem propriedades energizantes, e ajuda quem atua em trabalhos que exigem muito da força intelectual, além de ajudar na depressão e desânimos em geral. 
É bom estimulante para o aprendizado e contribui para gerar o bem estar necessário para o resgate da autoestima, e por isso também é tida como a ‘erva da coragem’. Historinhas a parte, esta plantinha preciosa é repleta de benefícios para os cabelos, pele e saúde em geral. Confira alguns aqui: 

1- Reduz a caspa 

O alecrim funciona bem para preservar as condições naturais da pele, e isso inclui o couro cabeludo. E é por isso que alguns xampus o utilizam na formulação. Ela ajuda a manter o equilíbrio e saúde do seu couro cabeludo, o que propicia um crescimento saudável dos fios. Este é um dos motivos que eu recomendo a linha Deva, que tem o alecrim como um dos principais extratos botânicos de sua composição.

2- Previne rugas 

Utilizado também em cosméticos para o rosto, esta erva traz benefícios antioxidantes. É rica em ferro, cálcio, e manganês, o que retarda o aparecimento das rugas. 


3- Antibactericida

O óleo de alecrim mata bactérias, fungos e vírus da pele.

4- Restaura cabelo sem brilho 

Ajuda a repor a umidade natural , e com isso, deixa todo tipo de cabelo mais lustroso.


5- Ajuda a aliviar dores nas articulações

O óleo de alecrim* é muitas vezes usado  para aliviar dores nas articulações. 

6- Cura feridas 

Seu óleo* também ajuda a manter a pele saudável porque estimula as células e a circulação. Isto o torna um grande agente para o tratamento da acne, eczema, e até mesmo para psoríase.

7- Previne a calvície 

Estudos têm mostrado que  2 mg de extrato de folhas de alecrim, usadas diariamente, como chá para uso tópico, atua como uma fórmula natural de crescimento para os cabelos. Alguns tricologistas recomendam aplicar o chá misturado em seu xampu de uso diário, e nunca lavar os cabelos com água quente.


8- Acelera a digestão

Quando utilizada medicinalmente, o alecrim pode auxiliar na digestão e queima de gordura.

9- Melhora a visão 

Folhas de alecrim contém vitamina A, que é necessária para uma boa visão. ( Isso não significa que deva ser aplicado nos olhos. Muito cuidado!)



*NOTA IMPORTANTE

À semelhança de outros óleos essenciais, o óleo de alecrim deve ser diluído com um óleo veicular antes de ser utilizado por via tópica. Verifique com seu médico antes de considerar tomar isso como um suplemento ou colocá-lo em seu corpo. Para uso tópico, sugere-se que não exceda o uso de 6 a 10% de um óleo essencial sobre a área dada por dia. Para não correr riscos desnecessários, opte por cosméticos que possuam o alecrim em sua composição, ou peça orientação ao seu dermatologista.

Cachos e Dicas
Se você não puder investir em um  cosmético que possua esta erva em sua composição, pode fazer um chá bem forte, esperar esfriar, coar, e despejar na cabeça, massageando. Daí você deixa descansar por 20 minutos, e depois enxágua. Isso pode ser feito antes ou depois de lavar e condicionar. 
Matéria adaptada do portal Naturally Curly e dicas de aplicação da edição especial de Cabelos e Estilos Especial, feita sob suporte de naturopatas e fitoterapeutas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook