Como tratamos nas categorias anteriores desta série, sobre tipos de cabelos ondulados  e cacheados , agora é a vez dos crespos. Descubra se o seu se encaixa em alguma destas categorias, ou se é um híbrido (se encaixa em várias). Isto é super comum, levando em consideração a alta miscigenação no Brasil. Lembrando que esta é uma seleção feita pelo portal Naturally Curly e a finalidade é auxiliar na hora de comprar produtos em sites gringos, pois alguns elencam seus produtos de acordo com o tipo de cabelo.

Crespos

4A (Crespo em ‘S’)

Este tipo de cabelo segue um padrão ‘S’ fechado, com espirais em uma espessura próxima a de uma agulha de crochê. Possui muitos fios que se mantém unidos, formando molas naturais. Sua textura é bem fina e frágil. Isto acontece porque tem menos camadas na cutícula do que os outros tipos de cabelo, o que o deixa mais propenso aos danos naturais, mas nada que hidratações regulares não resolvam. Manteigas e óleos vegetais caem como um bálsamo para estes fios, seja para nutrir ou estilizar. Cabelos 4A devem evitar até mesmo shampoos sem sulfato. Estes devem ser usados no máximo umas três vezes na semana. Estes fios adoram bálsamos lavantes, que limpam sem ressecar.

Celebridades com este tipo de cabelo:

Macy Gray

Solange Knowles

 Leela James

4B (Crespo em ‘Z’)

O tipo 4b não tem exatamente um padrão de onda definido, ele segue ângulos agudos, como uma letra ‘Z’ e possuem uma textura de algodão. Os fios são firmes e bem dobrados, o que os tornam ainda mais frágeis que os fios 4a. Podem varias fios finos e grossos, com amontoados de fios unidos. É um cabelo que encolhe até 75% do comprimento do cabelo real. Estes fios também adoram bálsamo lavante para a higienização e pedem pouquíssimas lavagens com shampoo, mesmo o sem sulfato. Óleos e manteigas os mantém fortes e sadios. Nunca deve utilizar um pente com dentes finos, para não quebrá-lo. Hidratações constantes o revigoram, e devem ser uma rotina para manter os fios fortes.

Celebridades com este tipo de cabelo:

 Esperanza Spalding

 Yvette Nicole Brown

Lauryn Hill

4C (Crespo Power)

Há uma linha bem tênue que distingue um cabelo 4b de um 4c. O 4c é um crespo que dificilmente segue um padrão, ele é livre e mutante, com muitas vertentes. Também pode alternar fios finos e grosso, com alguns aglomerados. Este é o tipo de crespo que tem os fios mais dobrados e foge de uma definição, caso não seja estilizado. É um cabelo versátil, o que permite uma variedade de penteados. Ele pode encolher mais de 75% do comprimento natural e também sofre com o ressecamento se não for hidratado com regularidade. Bálsamos limpantes são a melhor pedida para higienizar estes fios frágeis, e manté-los sadios, preservando a pouca oleosidade natural. Cremes do tipo ‘pudim’ ( comum nos EUA), manteigas e óleos são aliados para criar estilos diferentes e mantê-los saudáveis.

Celebridades com este tipo de cabelo:

 Jill Scott

Erykah Badu

Aevin Dugas

Após esta última categoria  de crespos lindíssimos, nossa série de tipos de cabelo terminou, mas em breve teremos um espaço destinado à histórias de superação e trajetórias capilares. Conte você a sua história no e-mail do blog! Até lá!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Comentários no Facebook